O setor de Direito do Trabalho do escritório Martins e Filho, que é nossa maior especialidade, é gerenciado pelo sócio, Dr. Pedro Martins Filho, advogado trabalhista com experiência desde o início dos anos 90.
Nossa atuação se dá tanto ao lado de empresas empregadoras quanto do trabalhador, em todos os aspectos do dia a dia jurídico, na qual temos o cuidado de assessoramos nossos clientes de forma preventiva e contenciosa, a fim de que sejam evitadas demandas trabalhistas, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.
Em um ambiente notoriamente litigioso como é o da advocacia trabalhista no Brasil, acreditamos que o êxito judicial é resultado direto do conhecimento e da experiência dos advogados envolvidos.
Nossos especialistas em direito trabalhista são amplamente reconhecidos por sua habilidade em prestar consultoria jurídica integrada e desenhar estratégias para obter o melhor resultado para seus clientes.
A área trabalhista do escritório está estruturada para o atendimento a nossos clientes de forma preventiva e estratégica, em questões envolvendo direitos individuais e coletivos, como também no âmbito contencioso administrativo ou judicial.
Abrange, ao mesmo tempo, a defesa do empregador e/ou do empregado, sob os mais diversos aspectos, desde as Varas do Trabalho, Tribunais Regionais do Trabalho e, ainda, perante o Tribunal Superior do Trabalho, com a participação em sessões de julgamento, incluindo a elaboração e distribuição de memoriais e sustentação oral.
Nossa equipe tem sólida experiência no assessoramento a grandes grupos empresariais dos mais diversos setores da economia.
Dentre as principais atividades, podemos destacar:
Ações Trabalhistas envolvendo: Equiparação salarial; Readequação de função; Indenizações; Questões sobre horas extras; Danos morais; Orientação sobre CLT; Recolhimento de fundo de garantia por tempo de serviço; Reversão de dispensas por justa causa; Reivindicações em relações trabalhistas; Negociação coletiva com sindicato; Inquérito de apuração de faltas graves; Atuação no plano contencioso e no âmbito administrativo, por meio da representação dos clientes junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (DRT), Ministério Público do Trabalho e sindicatos, como no âmbito judicial, com defesas, recursos, audiências, dentre outros.
Atuamos com assessoria trabalhista preventiva;
Atuação em procedimento contencioso trabalhista empresarial;
Planejamento empresarial preventivo de observância às normas trabalhistas;
Assessoria em gerenciamento de RH;
Elaboração de defesas administrativas em matéria trabalhista e de segurança do trabalho;
Atuação expressiva em processos administrativos instaurados pelo Ministério Público do Trabalho;
Elaboração de defesas judiciais e acompanhamento processual em todas as instâncias (processos individuais, ações civis públicas, dissídios coletivos), com a elaboração de todas as peças processuais necessárias;
Acompanhamento personalizado em todas as Instâncias;
Elaboração de relatórios com dados processuais e estatísticos, de maneira a possibilitar o acompanhamento, avaliação e gerenciamento do contencioso trabalhista.
Advogando pelo Empregado
A preocupação maior é a defesa dos direitos básicos – situação que se apresenta, na maioria das vezes, no momento da demissão e consequente quebra do vínculo empregatício do funcionário.
O equilíbrio pode ser restabelecido pelo ajuizamento de uma reclamação trabalhista, que nada mais é do que o exercício do Direito de Ação do empregado contra o empregador perante a Justiça do Trabalho.
É nesse momento que entra em cena a figura do advogado trabalhista, defendendo os direitos do trabalhador em situações como:
Acidente do trabalho; Ações indenizatórias decorrentes de acidente do trabalho e doenças ocupacionais; Questões relacionadas à admissão e demissão do empregado; Aviso prévio proporcional; Cálculo do valor correto da rescisão e seguro desemprego; CIPA; Desvio de função; Dobras e horas-extras ilegais; Empregado doméstico; Equiparação e Reenquadramento salarial; Férias, Décimo-Terceiro Salário e aviso prévio; Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); Indenização por assédio moral e sexual; Adicional Insalubridade e periculosidade; Irregularidades em contrato de trabalho; Demissão por Justa causa; Licença maternidade e paternidade; Multa por atraso de pagamento; Reclamações trabalhistas em geral; Reintegração do empregado;
Repouso semanal remunerado; Rescisão; Trabalho temporário; Trabalho noturno – adicionais noturnos; Vale transporte, etc.
Advogando pelo Empregador
Nesse caso, a função do advogado trabalhista é tríplice:
1 – Auxiliar as empresas na definição de suas políticas de recursos humanos;
2 – Prevenir a ocorrência de litígios na Justiça do Trabalho, ou assegurar a sua defesa eficaz quando ocorrerem;
3 – Viabilizar a permanente conformidade das organizações empresariais com as leis Trabalhistas, de modo a evitar litígios no futuro. Para tanto atua-se diretamente nos seguintes aspectos:
Contencioso Judicial Trabalhista; Arbitragem, conciliação e Mediação; Contratação coletiva e gestão de conflitos coletivos; Criação de estruturas de representação coletiva dos trabalhadores, incluindo conselhos de empresa e comissões de trabalhadores; Definição de planos de remuneração e benefícios; Demissões individuais e coletivas; Elaboração de contratos com vista ao recrutamento de pessoal; Equiparação salarial e Paradigma Trabalhista; Horas extras; Organização do tempo de trabalho, regimes de adaptabilidade, bancos de horas e afins; Procedimentos disciplinares; Transferências temporárias e definitivas, individuais e coletivas, de locais de trabalho;